NEY TRABALHA PELA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE LINFOMA, LEUCEMIA E DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual de Saúde e Cidadania recebeu em seu gabinete a visita do vereador Ernani Winter, de Piraquara. Na oportunidade ele estava acompanhado de Douglas Miranda, Mateus Zantute e Marcos Antonio Padilha Calonga, que é pai do Gustavo Rosa Calonga de 11 anos que faleceu de leucemia por falta de doador compatível de medula óssea.

Na ocasião o vereador apresentou para Ney Leprevost um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sague e Medula Óssea – Lei Gustavo Rosa Calonga, em Piraquara. Leprevost irá propor na Assembleia Legislativa que o projeto seja instituído em todo Paraná.

Ney é autor da Semana Estadual de Conscientização sobre Linfoma e Leucemia no Paraná, que acontece na segunda quinzena de setembro, em compatibilidade com o Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas que acontece no dia 15 de setembro.   

Segundo o deputado Ney Leprevost a ideia é propagar as informações sobre a doença para que as pessoas possam fazer o auto exame e buscar o diagnóstico precoce aumentando as chances de cura, conscientizar é informar. E informar é prevenir, justifica Ney.

O linfoma é um tipo de câncer que surge no sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções. Pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é na adolescência, entre os 15 e os 19 anos, que acontece o maior número de casos. A principal característica da doença é o aumento dos gânglios da garganta, axilas e virilha, muitas vezes vistos a olho nu. Ainda não se sabe como prevenir. Por isso o auto-exame é fundamental para que a pessoa note essas diferenças no seu corpo e procure um onco-hematologista, médico especialista desta área. Assim, quanto antes o linfoma for diagnosticado, maiores as chances de cura.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 16 =